Passaram 3 anos do início da Operação Lava Jato e 38 fases com investigações junto a empreiteiras, doleiros, funcionários da Petrobras e políticos.
De acordo com dados do Ministério Público Federal no Paraná atualizados em fevereiro, foram 57 acusações criminais contra 260 pessoas, sendo que em 25 já houve sentença por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa e tráfico transnacional de drogas.
Até agora, a Lava Jato conseguiu, até agora, recuperar R$ 10 bilhões aos cofres públicos, entre valores que já foram devolvidos ou estão em processo de recuperação.
O número de cooperações internacionais celebradas dentro da Operação Lava Jato demonstra um panorama que deve se tornar mais comum que é a troca de informações entre autoridades de diversos países com o objetivo de combater crimes transnacionais e desvendar uma série de ilícitos cometidos.
Até o momento, conforme a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do Ministério Público Federal, foram realizados 183 pedidos de cooperação internacional dentro da Operação Lava Jato, com 43 países.
A ferramenta vem sendo fundamental para que o Ministério Público Federal (MPF) identifique contas no exterior que foram utilizadas por muitos dos envolvidos no esquema de desvio de recursos da Petrobras, sejam corruptos ou corruptores.
A ferramenta vem sendo fundamental para que o Ministério Público Federal (MPF) identifique contas no exterior que foram utilizadas por muitos dos envolvidos no esquema de desvio de recursos da Petrobras, sejam corruptos ou corruptores.
Operação Lava Jato chega a um momento crucial com os 83 pedidos de inquérito apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar políticos supostamente envolvidos com crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
Portanto, as dúvidas permanecem: a Lava Jato continuará a ter sucesso? Até aonde irá chegar?
A Operação continuará a crescer, se espalhando por outros estados e outras instâncias da Justiça, com os 211 pedidos sobre a colaboração relacionados àqueles que não tem foro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Uma consequência possível é provocar a revisão do sistema do foro privilegiado porque o número de processos no STF ficou grande demais.
Independentemente do que acontecerá no futuro, uma coisa é inegável: até aqui, a Lava Jato fez nesses três anos contra a corrupção o que jamais foi realizado antes em nosso País.
REAGE BRASIL
AGORA ESTAMOS AGUARDANDO A PRISÃO DO LULA E DEVOLUÇÃO DE TODO DINHEIRO ROUBADO AOS COFRES PÚBLICOS.
ResponderExcluirTEM QUE DEVOLVER!
SÓ ASSIM O POVO BRASILEIRO FICARÁ FELIZ!
NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA!